sexta-feira, 23 de março de 2018

Ata de Reunião nº 02/2018


A presente Ata, refere-se a saída do membro Wanderson Ismael, da equipe da Aliança Diplomática, e escolha da nova sub-monitora Victória Machado.

Atividade Individual - Situação Hipotética (Daiana)

Bom dia! Nosso professor de Diplomática nos passou a seguinte atividade em seu blog:

“Indicar e analisar um documento que possa servir para provar a presença em sala de aula minutos após o professor ter iniciado a chamada.”

Como solucionar o caso? O documento que eu utilizaria seria a gravação de um aúdio no celular com minha voz e mais duas testemunhas, sendo uma a monitora, dando informações claras ("Hoje, dia tal de mês tal, neste exato momento estou presente na aula. Para confirmar a veracidade desta mensagem, seguem as palavras das testemunhas...") na qual pudessem atestar que eu estaria presente enquanto a chamada prosseguisse. No caso da ausência da monitora, pediria pra outro aluno mais próximo do professor e que eu não tivesse tanto contato pessoal, para garantir neutralidade, mas que também me visse na aula, dar sua contribuição para o áudio.

A gravação pode ser usada como prova, pois no celular tem vários metadados, como duração da gravação, a hora inicial etc., que poderiam ser compartilhados momentaneamente para o próprio professor com efeitos de difusão da informação e comprovação do fato.




quinta-feira, 22 de março de 2018

Atividade Individual - DECLARAÇÃO DE ATRASO (Victória)

Tendo em vista a atividade proposta pelo blog Diplomática e Tipologia Documental - UnB, onde a proposta é indicar e analisar um documento que possa servir para provar a presença em sala de aula, após o início da chamada. 

Escolhi como fonte de atesto da presença uma Declaração, esta, que seria emitida por um funcionário da secretaria e deveria estar devimente assinada e carimbada pelo mesmo, contendo também o nome e a matrícula do aluno que a solicitou, bem como o motivo do atraso, a data e o horário exato de entrada.

A declaração que consta na imagem, informa demora de meia-hora, aos passageiros que iriam embarcar em um catamarã na estação Charitas, em Niterói. As embarcações tiveram problemas e foram retiradas de circulação, provacando assim, os atrasos.

Lembrando que, a Declaração serve como justificativa do atraso e como prova da presença, mas considerar a presença fica a critério do professor.

Fonte: CBN RJ

quarta-feira, 21 de março de 2018

Ata de Reunião 01/2018

Segue abaixo a Ata de Reunião do Grupo Aliança Diplomática 01/2018, onde registra a decisão de alteração do nosso tema, a partir de agora iremos abordar em nosso blog assuntos referente ao CASAMENTO.

Desde já, agrademos sua compreensão.


sexta-feira, 16 de março de 2018

Definição de Diplomática e análise de Certidão de Casamento


Segundo o dicinário de Terminologia Arquivística, Diplomática é a discplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.

A Diplomática analisa portanto, os elementos do documento tais como, espécie, formato, suporte e as demais características que "fazem do documento, um documento", por buscar através dos elementos citados, comprovar a autenticidade dos documentos arquivísticos. 

Segue como exemplo a “Certidão de Casamento”, onde podemos reconhecer elementos de comprovação de autenticidade, que fazem com que este documento possua valor legal. Os sinais onde podemos notar a autenticidade do mesmo, são por exemplo: o papel cédula com marcas d’água; a utilização do brasão da República no topo da Certidão; a assinatura do Oficial; os dados pessoais das partes e o número da matrícula da Certidão.




Comunicado 01/2018

Comunicado 01/2018

Comunicamos que em 16/03/2018 foi aprovada, em reunião virtual, encerrada às 10:21h, realizada por meio de aplicativo de mensagens, conforme Registro de Reunião Virtual, em anexo, o ingresso da aluna Victória Machado Pereira no grupo Aliança Diplomática. Desejamos boas-vindas e sucesso nos trabalhos desenvolvidos ao novo membro da equipe.


Brasília, 16 de março de 2018




Registro audiovisual de criação do grupo



Alguns elementos podem servir de base para garantir a autenticidade de documentos audiovisuais. Nosso grupo elencou os seguintes elementos, já usando como exemplo, o conteúdo audiovisual acima: A presença dos integrantes-fundadores do grupo (já que encontram-se todos no determinado documento);  a especificidade dos metadados gerados com a criação do documento audiovisual (que podem ser analisados na imagem abaixo); e também pode-se levar em consideração que "Um documento digital dotado de forma fixa e conteúdo estável é aquele que tem sempre a mesma apresentação na tela do computador. (SANTOS, FLORES. 2016, P. 8)". 


Ato de criação (com assinaturas)

Abaixo, apresentamos a segunda versão do Ato de Criação do grupo Aliança Diplomática, desta vez, digitalizado e devidamente assinado pelos integrantes da Aliança, seguindo os requisistos de comprovação da autenticidade.


terça-feira, 13 de março de 2018

Atividade 1: Ato de criação

Após nossas boas-vindas, apresentamo-lhes o Ato de Criação do grupo Aliança Diplomática, primeira atividade postada em nosso Blog.

Boas-Vindas

O grupo Aliança Diplomática é composto pelos alunos de Arquivologia da Universidade de Brasília: Aquiles Magno Reis Carvalho Pereira, Daiana Limeira de Freitas Perônico, Ítalo Bruno Lima da Costa e Victória Machado Pereira (entrou no grupo em 16/03/2018, conforme Comunicado 01/2018 - http://bit.ly/2tQbrTb), que desenvolverão ao longo deste semestre, na disciplina de Diplomática e Tipologia Documental, estudos sobre os documentos relativos à união entre duas pessoas: O CASAMENTO.

Esperamos que seja um bom semestre e contamos com o apoio de todos!