Os cartórios surgiram no Brasil em 1874 por meio de um decreto que estabelecia o registro civil dos nascimentos, casamentos e óbitos, sendo este controle realizado anteriormente pela Igreja Católica. Atualmente, os cartórios são organizações técnicas e administrativas destinadas a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.
Os cartórios têm finalidades e competências distintas, sendo a documentação armazenada que define as especificidades de cada um, e o tipo de cartório. Com base no foco do nosso grupo, escolhemos o Cartório de Registro Civil (ou Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais), que registram os nascimentos, casamentos, óbitos e atos acessórios a esses registros.
O cartório escolhido é o Cartório do 1º Ofício de Registro Civil, Casamentos, Pessoas Jurídicas, Títulos e Documentos, localizado no Shopping Venâncio.
Tendo em vista a importância de um arquivo de cartório organizado, que permite um atendimento rápido e de informações precisas para os clientes dos mesmos, sua documentação deve ser arquivada obedecendo a uma sequência lógica que permitirá um acesso facilitado, uma vez que a busca por documentos nos arquivos é uma atividade diária. Para tanto, elaboramos um plano de classificação tipológico com base no Código Civil, já que não tivemos contato físico com os documentos.
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